fbpx

O que são memes? Você sabe o que é, mas não sabe explicar, não é mesmo. Eu também demorei um tempo para entender.

Em um primeiro momento pode parecer que os memes servem apenas para divertir, mas isso não é verdade! Eles têm um função estratégica nas suas redes sociais.

Meme é um termo criado por Richard Dawkins, no livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais como, livros. (ou atualmente redes sociais). Por isso que, na internet, dizemos que ele viraliza.

O Meme pode ser considerado uma ideia, um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida rapidamente. Ou seja qualquer coisa que você bate o olho e logo compreende o significado. A título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado de memética.

Na internet meme é uma imagem transmitida para viralizar, complementada com texto, compartilhando comentários pontuais sobre símbolos culturais, ideias sociais ou eventos atuais.

Quanto mais um meme é difundido, maior é a influência cultural que ele tem.

Como usar memes na estratégia de venda do serviço do Personal Trainer nas redes sociais.

Leia também: Engajamento no Instagram do Personal Trainer

Quando falamos de um conteúdo que vai viralizar, isso significa que ele terá uma alta distribuição, ele será visto por muitas pessoas. Isso acontece, pois algumas pessoas verão aquela publicação nas suas redes sociais e vão compartilhar com outras e essas compartilharão novamente. Sua publicação começa a ser transmitida como um vírus de uma gripe!

Pode acontecer também, como no caso do Instagram, da sua publicação parar em uma aba chamada “descobertas” e ser mostrada para pessoas que ainda não te seguem. Se essas pessoas compartilharem, seu conteúdo vai chegar até mais gente, viralizando.

Em breve o Instagram dará a possibilidade de escolher entre três timelines, uma delas você poderá ver conteúdo de perfis que não segue, aumentando as chances das publicações viralizarem.

Dessa forma começa a ficar fácil de entender a função dos memes na sua estratégia de vendas: eles servem para atrair gente nova para suas redes sociais. É um conteúdo simples, de fácil compreensão, que gera interesse. Um conteúdo raso, rápido, que não exige esforço para entender, um conteúdo de topo de funil.

Agora preste atenção! Não saia usando memes a torto e a direito, você precisa adaptá-los ao que você está querendo comunicar. Caso contrário você atrairá um público que vai te seguir, mas não vai comprar. Um público sem qualificação.

Para facilitar a criação, você pode usar um aplicativo chamado Meme Generator. Você só vai precisar ter um pouco de criatividade para modificar o texto e claro ter um conhecimento mínimo sobre o que, originalmente, aquele meme significa, qual é o contexto original dele.

Vou deixar abaixo um vídeo em que falo sobre esse assunto. E se tiver alguma dúvida deixa nos comentários que eu vou responder.

E-book Digital FIT Instagram

Método que vai te ajudar a ter Ideias infinitas para seus posts.

Lista com 127 gatilhos mentais;
60 títulos de posts;
20 chamadas para ação;
52 modelos de posts para feed.

Compre aqui

Curso Método Digital FIT

Para Profissionais de Educação Física que desejam aprender a usar o marketing digital, com uma linguagem simples e acessível, para crescer na carreira por meio do real interesse nas pessoas.

Inscreva-se aqui

 

Mentoria Método Digital Fit

Para Profissionais de Educação Física e empresários do setor fitness que estão cansados de ouvir promessas e tequiniquês, com fórmulas mágicas que não trazem resultados e precisam de um especialista para direcionar as ações que levarão a vender mais seu serviços presenciais e online.

Saiba mais…